Um acidente com um guindaste na Grande Mesquita, na cidade sagrada de Meca, matou pelo menos 60 pessoas, disseram autoridades da Arábia Saudita. A tragédia ocorre dias antes do início da peregrinação anual do Hajj, quando dois milhões de turistas religiosos devem seguir até o país. Vários vídeos e fotografias divulgados nas redes sociais mostram vários corpos ensanguentados estendidos no chão da mesquita, que estava muito movimentada, como é habitual, no momento do acidente.
Mais de 180 pessoas ficaram feridas, segundo a Defesa Civil saudita. A cidade de Meca foi castigada nos últimos dias por fortes tempestades acompanhadas de vento, o que poderia ter provocado o acidente. As autoridades formaram uma comissão para investigar a queda do guindaste.
A peregrinação a Meca é um dos cinco pilares do Islã, junto à ‘shahada’ (profissão de fé), a esmola, a oração, e o jejum no mês do Ramadã. A Grande Mesquita é o local que abriga a Caaba, a ‘Pedra Negra’ que é a principal relíquia do Islã. O templo está passando por uma grande reforma e o governo saudita quer expandir a área para receber mais turistas e modernizar instalações do entorno.
Atualização. Foto abaixo é do local antes do acidente, podemos observar a movimentação de guindastes e pessoas.
Imagens do foco do acidente
Mais videos: http://www.theguardian.com/world/live/2015/sep/11/mecca-crane-crash-more-than-50-dead-at-grand-mosque-live
UPDATE: Técnicos da Liebherr estiveram no local do acidente e identificaram que com a configuração de 190m de lança recebendo ventos de até 80km/h a lança deveria ter sido baixada e não foi, mesmo sem qualquer carga, o guindaste tombou. Provando mais uma vez como o vento influencia em nossas operações.